21º Artigo - Departamento da Qualidade

12/08/2011 08:25

                Nas grandes empresas o Departamento da Qualidade é dividido, basicamente, em quatro frentes: controle da qualidade, laboratório, planejamento da qualidade e engenharia da qualidade. Evidentemente que há diferenças de nomenclatura e atribuições entre elas, mas no geral, temos:

  • Controle da Qualidade – responsável pela inspeção de recebimento, inspeção de linha (inspeção durante o processo), inspeção final e metrologia, etc;
  • Laboratório – responsável pela metrologia (calibração e aferição), pesquisa e desenvolvimento, químico, metalográfico, etc;
  • Planejamento da Qualidade – planos de controle, FMEA, PPAP, MAS, instrumentos, etc;
  • Engenharia da Qualidade – SGQ, auditoria, avaliação de fornecedores, acompanhamento de visitas de clientes, assistência técnica e desenvolvimentos e testes.

                Em empresas menores, um só departamento cuida de todas essas frentes, as vezes, dividindo-se apenas em controle e garantia da qualidade. Em outras, assistência técnica é um departamento a parte da qualidade.

                Enfim, não há uma uniformidade de divisão, mas certamente o trabalho como um todo deve ser realizado. Há empresas em que há apenas uma pessoa responsável por todas as frentes.

                O que realmente importa é a qualidade do serviço oferecido. Oferecer qualidade não é um diferencial, é uma obrigação!