3º Artigo - Qualidade x Produção

04/08/2011 12:36

                Via de regra existe grande animosidade entre os Departamentos de Qualidade e de Produção dentro das empresas. Isso acontece muitas vezes pela distância entre os dois Setores. Outro problema é a cobrança diferenciada por parte da Direção da empresa.

                A melhor forma de aproximar os dois Departamentos é a união e o trabalho em conjunto. Faz-se isso através de equiparações nas expectativas e nos objetivos comuns dos dois setores.

                Fácil não é. Mas a comunicação, reuniões periódicas, aproximação das duas forças, quebrando os tabus existentes.

                A Qualidade precisa entender que a produção é quem gera a receita da empresa, ao entregar os produtos vendidos. Já a produção precisa entender que os produtos precisam atender os requisitos e especificações que foram acordados numa venda.

                Quando os dois setores conseguem trabalhar juntos, visando produzir o máximo com a qualidade necessária para atender ao que foi especificado, quem ganha é a empresa.

                Hoje um departamento não vive sem o outro. Isso é o que se chama de abordagem sistêmica. Uma empresa não é composta de Departamentos que trabalham sozinhos, mas que trabalham sempre em conjunto. Misturam-se as funções de cada um. Por isso o job rotation é muito usado nas empresas, para que todos os colaboradores entendam e valorizem o trabalho prestado por seus colegas de outros departamentos.

                Esta ferramenta não tem por intuito especializar alguém da Produção no PCP, mas entender o porquê do PCP cobrar os prazos. Não quer que a pessoa da Qualidade vire especialista em Vendas, mas que entenda o porquê de cobrar especificações claras de qualidade na aquisição de um produto. Ou seja, o objetivo é que cada um tenha a noção da empresa como um todo, entendendo a necessidade dos setores vizinhos para então poder colaborar de maneira mais eficiente e eficaz para o sucesso.

                É como pensar que o coração trabalha sozinho dentro do nosso corpo. Ou que o pulmão não exerce influência em outros órgãos. Uma empresa funciona como nosso corpo. Cada célula está relacionada (em maior ou menor grau) com as demais. Mas, quando se observa sistemicamente toda célula tem influência em todas as outras.

                Não basta apenas Vendas fazer o seu melhor. Se ele não tiver noção do Financeiro, do PCP, da Produção, da Qualidade, ele fará um ótimo serviço que pode não atender as necessidades da empresa como um todo.