5º Artigo - Bom x Ótimo

04/08/2011 12:39

                 No nosso dia-a-dia, seja na vida pessoal, ou na vida profissional, sempre buscamos a melhor solução. Quantas vezes não queremos comprar o melhor carro? Mas temos sempre que balancear o custo-benefício de qualquer ação. O melhor carro pode trazer uma dívida grande, comprometer parte significativa de nossa renda. Por isso muitas vezes optamos por um carro de valor mais baixo, mas que trará praticamente os mesmos resultados.

                Dependendo da ótica um corsa traz o mesmo resultado que uma BMW. Se pensarmos que o corsa nos leva aos mesmos lugares que o BMW, eles são equivalentes. Se pensarmos que o BMW traz mais status que o Corsa, eles não são equivalentes. Então, qual o objetivo que se almeja com o carro? Se for apenas como meio de transporte, o Corsa é a melhor solução. Já se o objetivo for status, maior conforto, o BMW é melhor.

                Mas a pessoa pode buscar pelo conforto. Então o mercado possui soluções mais baratas que o BMW. A pessoa pode comprar um Honda, um Toyota. Enfim, qual é o objetivo?

                Dentro da empresa, busca-se a melhor solução com o menor custo. E quantas vezes não se busca uma solução a custo zero? A melhoria contínua busca implementar pequenas soluções, pequenos melhoramentos reduzindo o custo.

                Diz-se que o ótimo é inimigo do bom. O bom atende aos anseios, o ótimo é a melhor solução possível. Dentro da qualidade, do estudo de processos, o que se objetiva é atender ao problema ao menor custo.

                O ótimo pode nos parecer a melhor solução, mas precisamos ser criativos para buscar o bom. A melhor solução imediata. Conforme a tecnologia avança, os custos de implementação vão se reduzindo, e o ótimo do ontem fica mais acessível.

                Por isso, quando se pensa no ótimo, mas se implanta o bom, não se deve descartar a solução ótima. Ela pode ser útil numa outra oportunidade. Aliás, nenhuma solução deve ser apagada. Devemos sempre considerar que podemos usar um pensamento no futuro. Por isso, temos que ter organização para guardarmos todos os pensamentos. Atas de reuniões, chuva de idéias, nunca devem ser descartadas. Devemos deixá-las temporariamente em stand by e quando necessário, retomar o raciocínio anteriormente planejado.