8º Artigo - Ciclo PDCA

04/08/2011 12:43

                Trata-se de um ciclo de melhoria contínua. Pode ser entendido como uma ferramenta ou um método. As siglas significam: P (Plain – Planejar) – D (Do – fazer, realizar) – C (Check – checar, verificar) – A (Action – Agir, implementar).

                Vamos exemplificar, com um problema do dia a dia para podermos melhor entender este ciclo.

                Imaginemos que uma pessoa está com dor de estômago, e que, segundo os exames médicos trata-se do consumo de alimentos ácidos.

                A pessoa então monta um cardápio para uma semana para sentir se dará resultado. Então a pessoa planejou um cardápio. Planejou uma iniciativa. Estamos no “P”.

                Após montar o cardápio a pessoa faz a dieta planejada. Ela irá realizar aquilo que foi planejado. Estamos agora no “D”.

                Passada uma semana seguindo os passos planejados, exatamente conforme previsto no “P” esta pessoa irá realizar novos exames para saber se diminuiu a acidez estomacal. Ela irá checar se o que o que foi planejado e executado produziu os resultados esperados. Esta é a fase “C”. A pessoa então descobre que não foi o suficiente. Que embora a dor de estomago tenha passado, ainda não foi totalmente eficaz.

                O médico então receita um remédio. Esta é a fase “A”. Irá agir conforme os resultados obtidos.

                Então a pessoa irá realizar um novo planejamento. Irá conciliar a dieta com o remédio. Irá planejar os horários para tomar o medicamento, os horários das refeições. Estamos mais uma vez na fase “P”. O ciclo é contínuo e ininterrupto.

                Agora ela irá seguir conforme o planejamento feito. Fase “D” novamente.

                Passado o período planejado e executado, faz novos exames. Fase “C”.

                Os resultados então mostram que foi eficiente o tratamento. Então o médico recomenda continuar a dieta e continuar ministrando o medicamento por um novo período. Ele está implementando um resultado eficaz, está implementando um método. Está padronizando aquilo que foi planejado e que teve sucesso.

                Dentro da indústria ocorre da mesma forma. Primeiro se planeja. Depois executa-se conforme o que foi planejado. É preciso muito cuidado para executar exatamente conforme o previsto, para que se obtenha resultados condizentes com o que foi planejado. Depois checa-se se obteve o resultado esperado. Caso positivo, padroniza-se aquele método. Caso negativo, planeja-se nova ação.

                É importante que o ciclo não tenha fim. Os resultados podem ser positivos a curto prazo, mas não satisfatórios num período maior de tempo. Desgastes de máquina, de ferramentas, vícios de trabalho, tudo isso tem que ser verificado constantemente.

                Por isso é um ciclo de melhoria contínua. A melhoria nunca acaba. Sempre é possível melhorar qualquer processo. Processo tem começo e meio, mas não tem fim. O fim de um processo seria reduzir a tempo zero e a custo zero, o que é impossível. Então, todo processo pode ser otimizado, melhorado...