28º Artigo - Qualidade no dia-a-dia da empresa

29/09/2011 10:40

 

                A qualidade tem que ser uma filosofia incorporada por cada colaborador. Não cobre do outro a menos que você esteja fazendo a sua parte. E sempre há mais o que se fazer, afinal, nada, nenhum processo, e ninguém, é perfeito.

                Não espere que seu chefe cobre um trabalho melhor para você melhorá-lo. Não. Faça cada dia um pouco melhor. Procure melhorar sua escrita, procure melhorar sua postura, seu linguajar, a forma de tratar as pessoas. Procure sempre aperfeiçoar-se, aperfeiçoar seu trabalho, seu ambiente de trabalho.

                Pense um pouco mais para falar alguma coisa. Leia mais de uma vez o e-mail que você vai mandar. Se estiver de cabeça quente, esfrie-a antes de se queixar de alguma coisa, antes de responder um e-mail, antes de cobrar alguma coisa.

                Estabeleça metas e cumpre-as. Faça planos de melhoria. Converse com outras pessoas sobre o que pode ser melhorado. Não tenha medo de dar idéias e as pessoas roubá-las. Ninguém rouba idéia de ninguém. Você é quem melhor sabe como implantar aquilo que você desenvolveu.

                Perceba que você precisa tanto das pessoas quanto elas de você. Muitos dizem que ninguém é insubstituível. Eu penso que todos somos insubstituíveis. Nossos cargos e funções são substituíveis, mas como seres humanos, não, somos únicos e exclusivos.

                Então, faça seu trabalho de forma insubstituível. Faça o melhor, sempre. Desde as mais simples funções, até os maiores desafios. Todo trabalho precisa ser feito, e deve ser feito com qualidade. Incorpore a filosofia da qualidade e da melhoria continua no dia-a-dia do seu trabalho. Sempre dá pra melhorar. Não espere investimentos, recursos, e muito menos aumento salarial, para dar o seu melhor.

                Sempre tem alguém olhando. Sempre há o que se fazer. Sempre há o que se melhorar. Se você não melhorar seu trabalho, pode ser que alguém o melhore por você.