26º Artigo - CEP

24/08/2011 09:17

                CEP é a sigla de Controle Estatístico de Processo. Trata-se de uma ferramenta estatística para se medir a capacidade de um processo em se produzir os resultados esperados.

                Basicamente usa-se esta ferramenta em altas produções, para não se medir 100% das peças produzidas.

                O número de peças a ser controladas, por um lote produzido, varia conforme o grau de confiabilidade que se espera do processo.

                Usa-se tabelas estatísticas para se medir o processo.

                A idéia básica é se medir o menor número de peças visando com isso atender um certo grau de confiança (3 sigma, por exemplo). Com isso reduz-se o custo de inspeção e garante o processo. O intuito é prever o número de falhas esperadas pelo processo, usando-se da estatística para isso.

                No geral, os operadores preenchem uma Carta CEP, que então é analisada e com isso plota-se um gráfico que mostra se o processo está conforme ou se é necessário tomar alguma medida corretiva para melhorá-lo.

                Como já vimos em outros artigos, a idéia não é ter um processo perfeito, mas sim um processo que atinja o grau esperado de qualidade. Essa exigência é acordada entre fornecedor e cliente. Com isso tem-se um custo mínimo suficiente para se produzir com a qualidade esperada.