23º Artigo - Os 3 R's da Satisfação Organizacional

18/08/2011 09:34

                É uma ferramenta muito interessante, que traz motivação aos colaboradores da empresa, especialmente aos da cadeia produtiva (operacional).

                Trata-se de uma forma de escutá-los, de perceber suas reivindicações, suas insatisfações no ambiente de trabalho. Qualquer um trabalha melhor, quando motivado, num ambiente apropriado.

                Os 3 R’s são: reclamando, respondendo e resolvendo.

                No geral faz-se uma caixinha onde cada um, coloca suas reclamações, a respeito do ambiente de trabalho. A empresa coloca um prazo máximo para responder cada uma das reclamações, por exemplo, uma semana.

                Acima da caixinha, coloca-se um quadro de respostas, visando responder, passar um posicionamento e se acatada a reclamação e um prazo para se cumprir a medida. Também deve-se posicionar em caso negativo. Todas as reclamações (viáveis) devem ser colocadas. As indevidas devem ser respondidas pessoalmente, sem alarde, visando instruir a real intenção do trabalho. Não se coloca o nome da pessoa que fez a reclamação, para não inibir ou coagir.

                Evidentemente que nem todas as reclamações são viáveis. Muitas delas vão se tratar de diferenças pessoais, reclamações do líder, de salário, de comida, etc. Assim, esteja preparado para orientar a real função desta ferramenta. Faça reuniões rápidas periodicamente incentivando a participação de todos.

                Boas idéias irão surgir... Nunca menospreze a capacidade do bem mais valioso que a empresa possui: os seres humanos...