22º Artigo - Os 4 P's

17/08/2011 10:34

                Na atual conjectura econômica, que nem é tão atual assim, a concorrência faz com que as empresas procurem algum diferencial para sobreviver no mercado.

                Esse diferencial é único de cada organização. Isso foge do básico que cada uma deve oferecer. O mínimo que uma empresa precisa oferecer para estar no mercado são os 4 P’s: produto, preço, prazo e pós-venda. O pós-venda foi o último item incorporado, porém hoje já não é um diferencial, já é básico e necessário para qualquer prestação de serviço.   

                Vamos então entender o que cada “P” significa:

  • Produto – é o que se costuma chamar de “produto de qualidade”. Sem qualidade, pode-se ter os outros 3 P’s, que certamente não atenderá a expectativa do mercado;
  • Preço – o próprio nome diz. No geral, as empresas fazem 3 orçamentos para adquirir um produto, e quem vence é o de menor preço. Mas não basta ter o menor preço, é necessário ter os outros 3 P’s;
  • Prazo – é necessário cumprir o prazo combinado. O que muitas empresas fazem é fechar negócios, mesmo sabendo que não conseguirão atender o prazo. Isso é extremamente anti-ético, pois atrasa toda a cadeia produtiva. O custo de não se atender os prazos combinados não são facilmente mensuráveis, mas certamente é mais alto que o custo adicional (horas extras, terceirização, etc) de se cumpri-lo. Por isso, fique atento ao prometer prazos e não cumpri-lo. É muito difícil ganhar um cliente, mas perde-lo é extremamente fácil;
  • Pós-Venda – comumente chamado de assistência técnica. Problemas existem, produtos saem diferente do combinado, isso é um fato. Não existe perfeição. Mas a sua empresa está preparada para atender seus clientes quando os problemas ocorrem? Não necessariamente nos problemas relacionados ao seu produto, mas nos problemas que seu cliente enfrenta e que estão relacionados a sua área de atuação. Você daria suporte a um cliente no que se refere ao produto do seu concorrente? Pode-se fechar muitos contratos resolvendo problemas que a concorrência não consegue. Pense nisso...

                Cada um dos P’s está diretamente relacionado aos demais. Antigamente era fácil dizer, meu produto é mais caro, mas tem mais qualidade. Eu atrasei o prazo para te entregar exatamente o que você pediu. Meu produto é mais barato, por isso não exija tanto dele... Hoje não há desculpas. Nossos clientes querem o melhor, pelo menor preço, no prazo combinado e assistência 24 horas, 7 dias por semana.

                Por isso, não se importe em receber uma ligação as 3 horas da manhã para tirar uma duvida do seu cliente. Se você esperar para amanhã, pode ser que seu concorrente esteja lá antes de você...