20º Artigo - Motivação no Trabalho

12/08/2011 08:24

                Motivação é algo extremamente pessoal. Há quem sem motive com uma bronca, há quem se motive com um elogio. Há quem se motive com a concorrência, há quem se motive com o stress. Enfim, cada um de nós é um universo e demanda uma forma própria de motivação.

                Muitos esperam a recompensa pelo trabalho que executam. Muitos ainda, esperam a recompensa antes de darem o máximo de si.

                Cada um de nós é, ou deveria ser, o único responsável por sua motivação. Assim como a felicidade, a motivação tem origem interna, e não externa. Enquanto esperamos que outros nos motivem, estamos adiando este sentimento, que além de produzir um ambiente mais saudável, torna-nos mais produtivo.

                Como se auto-motivar então? Comece por não esperar que outros façam isso por você. Entenda que você é o responsável por seus sentimentos.

                Procure ler leituras edificantes. Procure textos motivadores. Procure filmes que lhe alegrem. Procure dar o melhor de si em cada atividade. Tenha prazer em olhar o que você e sinta orgulho do que você fez. Procure fazer melhor hoje do que fez ontem.

                Vá atrás de cursos de aperfeiçoamento. Tenha uma religião. Pratique esportes.

                Procure vídeos na internet sobre motivação. Certamente alguns podem te ajudar. Não passe o seu tempo livre apenas com ociosidade, isso traz um sentimento de vazio muito grande.

                Elogie seus amigos. Não tenha medo da concorrência no seu ambiente de trabalho. O que é seu ninguém põe a mão. Você é capaz, e é merecedor, senão não estava onde está. Não espere que uma porta se feche, e quando ela se fechar, saiba que outras se abrirão.

                Tenha prazer em motivar as pessoas, em ser um bom amigo, em ser um bom ouvinte, em apoiar boas idéias. Saiba guardar segredos.

                Todos nós podemos ser médicos ou monstros. Escolha o lado certo. Escolha fazer melhor a cada dia. Escolha ser melhor a cada dia. Enxergue-se. Ame-se. Ninguém é perfeito, e nem será. Procure aceitar seus defeitos. Procure enaltecer suas qualidades.

                Não se leve muito a sério. A vida é curta para não vivermos intensamente cada momento. “Quem não ama demais, não ama o suficiente.”