18º Artigo - Brainstorming

10/08/2011 09:35

                 É um método, ferramenta, ou técnica (conforme o entendimento) para solução de problemas reais ou potenciais. Em português a melhor tradução (na minha opinião) é chuva de idéias.

                O intuito é somar a experiência das pessoas. Por exemplo, vamos imaginar um grupo de 5 pessoas, cujas idades sejam de 19, 22, 27, 31, 37 e 54 anos. Temos um universo de 190 anos reunido juntos. Soma-se as experiência profissional de toda equipe.

                Juntos podemos fazer o que sozinho não conseguimos, esta é a idéia. As pessoas fazem chover as idéias.

                O método é muito simples e rápido, muito usado para solucionar causas emergenciais, ou para um primeiro trabalho de agrupamento de idéias, cujo intuito é:

  • Forma-se um grupo de 4 a 8 pessoas. O ideal é que sejam pessoas de áreas de atuação diferentes, com conhecimentos técnicos diferentes, visando agregar mais valor a reunião;

  • É importante definir um coordenador e um secretário ao grupo. O secretário tem a função de anotar tudo conforme as idéias forem surgindo, sem alterar, ou colocar conforme seu entendimento. O coordenador tem a função única de fazer com que a reunião siga os moldes planejados;

  • Analisar os sintomas, os efeitos do problema;

  • Formula-se as teorias sobre as possíveis causas dos problemas;

  • O ideal é considerar soluções alternativas para solucionar os problemas;

  • Coloca-se em questão a resistência as possíveis mudanças, que é um marco de toda organização;

  • Todo mundo em volta da mesa fica dando idéias, fazendo chover idéias para solucionar a causa do problema.

                Mas é preciso se ater aos seguintes pontos, cuja função do coordenador é:

  • Deve-se incentivar a espontaneidade das pessoas. As pessoas devem se sentir a vontade para fornecer suas idéias;

  • Não se deve opinar a cada idéia, nem com elogios, nem com críticas. O coordenador deve ser enfático em não permitir isso. Isso visa não inibir a participação dos integrantes;

  • Não se deve refletir, filtrar ou interpretar as idéias. O secretário deve anotar exatamente do modo como a idéia foi transmitida;

  • Não há discussão ou debate. Somente transmissão de idéias;

  • Pode-se dar idéias semelhantes, ou valendo-se de idéias anteriores, sem discuti-las;

  • O ideal são reuniões rápidas de 15 a 25 minutos, tempo suficiente para as principais idéias do grupo serem apresentadas. O coordenador deve ter o time de terminar a reunião.

                Bom, com as idéias propostas, há dois modos de se fechar o brainstorming. No geral, eles variam conforme a complexidade do problema. Pode-se usar o consenso, quando a equipe entra num consenso da melhor idéia. Isso ocorre para soluções imediatas, cujo imacto financeiro é baixo. Já quando o problema é mais complexo, e irá demandar investimentos maiores, fecha-se a reunião, e o gerente do problema irá ponderar cada idéia, e tomar a sua decisão. Existe ainda a possibilidade de não se ter chegado a uma solução nesta primeira reunião. Quando isso ocorre, no geral, usa-se outras ferramentas para tentar enxergar melhor o problema, achando-se a sua solução.

                Então, o brainstorming, pode ser usado junto com outras ferramentas, como por exemplo, o diagrama espinha de peixe, quando se divide as áreas (Máquina, Método, Mão-de-obra, Meio ambiente, Medição e matéria-prima), quando as pessoas vão chovendo idéias dentro de cada um dos M’s.

                Enfim, a idéia básica do brainstorming é que todo mundo do grupo participe da possível solução de problemas potenciais ou reais.