17º Artigo - 7 Hábitos Eficazes

09/08/2011 12:16

                 Os 7 Hábitos Eficazes foram retirados do livro “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES” (Stephen R. Covey), mas os comentários de cada hábito são de autoria própria.

                O primeiro hábito é ser pró-ativo. Basicamente ser pró-ativo no campo profissional é não se limitar as suas atribuições. É estar sempre pronto para ajudar quem quer que seja naquilo que lhe for solicitado. É deixar as diferenças e as limitações de lado por um objetivo comum. Há um texto que reflete bem a pró-atividade:

                Haviam dois funcionários buscando uma oportunidade de crescimento dentro da empresa. O funcionário com mais tempo de casa, foi reivindicar a vaga ao seu chefe. O chefe então, não lhe deu atenção na hora, dizendo que depois poderiam conversar sobre isso e lhe pediu para ir até uma quitanda ali perto para perguntar se eles tinham abacaxi, pois a sobremesa daquele dia seria salada de frutas, e a pessoa responsável pelas compras havia faltado. Ele disse que precisava de 10 abacaxis. O chefe então pediu ao segundo funcionário, que estava a pouco tempo na empresa.

                O rapaz então foi até a quitanda e perguntou se tinha os 10 abacaxis. Retornou a sala do chefe e lhe disse que não tinham 10 abacaxis, que só tinham 6. O chefe então lhe perguntou quanto custava cada um. O funcionário não soube responder. Ele então perguntou se ele tinha ido até uma outra quitanda que ficava um quarteirão mais longe. O funcionário disse que ele não foi, porque ele tinha pedido para ir naquela quitanda específica.

                Nisso entra na sala o outro funcionário. Ele diz ao chefe que só tinham 6 abacaxis, ao custo de 3 reais cada um. Ele também disse que foi até a outra quitanda, e lá eles tinham os 10 abacaxis, e que para comprar os 10 abacaxis, sairia a 2 reais cada. Mas, se fosse comprado os 10 abacaxis e mais outras frutas que combinariam com a salada de frutas (banana), morango, maçã e morango, ele poderia dar 25% de desconto.

                O funcionário mais velho então, percebeu o que o chefe queria. E no mesmo momento, o chefe perguntou a ele quem merecia a promoção. O funcionário mais velho retirou-se da sala, pois havia percebido o empenho do funcionário mais novo. Ele percebeu o que significa a pró-atividade.

                O segundo hábito eficaz é a liderança pessoal. Facilmente explicável através do exemplo a seguir. Numa empresa tinha uma funcionária da limpeza. Todos os dias pela manhã e após o almoço ela passava com um saco plástico recolhendo os papeis do lixo de todas as mesas do escritório. Além disso ela perguntava a todos os funcionários quem queria um cafezinho, que ela traria a seguir.

                Um dia um rapaz do escritório lhe disse que não precisava recolher o lixo e nem passar café, pois esta não era a atribuição dela. Então ela disse que ela se sentia bem ao ver os lixos vazios e os funcionários tomando um cafezinho, porque eles ficavam mais espertos e assim o rendimento do trabalho seria melhor, e com isso a empresa ganharia mais, e não iria precisar demitir ninguém, e quem sabe poderia contratar mais pessoas, gerando assim novos empregos.

Esta colaboradora percebia que fazer um pouquinho a mais (que estava ao alcance dela) poderia proporcionar um bem-estar coletivo, além de ajudar no desempenho da empresa. Ela era líder de si mesma. Ela fazia o melhor que podia dentro de suas possibilidades.

O terceiro hábito é a administração pessoal. Isso significa que todos nós podemos e devemos administrar nosso tempo, nossa evolução pessoal e profissional. Temos que prever as mudanças antes delas acontecerem.

Um trabalhador do campo, funcionário de uma grande fazenda, trabalhava na coleta de feijão. Nesta época, a colheita ainda era manual. Um dia seu patrão comprou seu primeiro trator, e contratou um tratorista. O trator iria apenas lavrar a terra para o plantio.

Durante as férias deste agricultor, ele foi atrás de um curso de tratorista, e já prevendo que um dia a colheita seria mecanizada, ele fez um curso de operador de colheitadeira. Quando ele retornou para o trabalho, após suas merecidas férias, ele apresentou seu certificado ao seu patrão. Ainda disse que a colheitadeira poderia ser alugada, ou comprada, financiada.

O funcionário deixou de descansar nas suas férias para fazer o curso. Pouco tempo depois seu patrão comprou a colheitadeira. O funcionário então passou a ser operador de colheitadeira. Tal serviço era menos desgastante que a colheita manual. Além disso, seu salário foi melhorado.

Isso nos ensina que as vezes precisamos escolher entre um descanso hoje e um descanso amanhã. E devemos estar a frente das mudanças.

O quarto hábito eficaz é liderança interpessoal. Basicamente devemos ser líder do grupo que estamos inseridos. A liderança interpessoal é muito bem explicada no livro O MONGE E O EXECUTIVO. A liderança interpessoal deve ser entendida como servir para liderar.

Um operador de torno todos os dias, ao final de seu turno, observava quais peças seu colega de trabalho iria usinar. Ele então, quase no final do seu turno, já posicionava as ferramentas que este seu colega iria precisar, e deixava anotado a posição de cada ferramenta. Ninguém entendia o porquê dele fazer isso, afinal era obrigação de cada operador fazer as trocas de ferramentas no inicio do turno.

Então um dia foram questionar ele. Ele disse que como sobrava um tempinho no final de seu expediente, ele fazia isso, para que seu colega tivesse mais tempo, e caso ele tivesse qualquer contra-tempo esses minutinhos poderiam lhe ser útil. Com isso ele conseguiria cumprir sua meta, e assim a empresa conseguiria cumprir a meta esperada, e que isso iria ajudar a todos, inclusive ele mesmo, no PLR (participação de lucro) da empresa.

Desta forma, todos começaram a fazer isso. A empresa melhorou seus rendimentos e o PLR dos funcionários gradativamente foi subindo. Sua atitude foi incorporada pelos demais colegas de trabalho, sem que ele precisasse ser o líder deles. Então, nossas boas e más atitudes servem de exemplo para nossos companheiros de trabalho. Assim, pense bem na mensagem que você passa através de suas atitudes.

O quinto hábito eficaz é a comunicação empática. Nem precisamos de exemplo para falarmos sobre isso. Procure sempre usar um modo de melhor se comunicar. Tão importante quanto o que falamos é o modo como falamos. O modo é a maneira que nos fazemos transmitir uma mensagem. A mensagem é o que queremos transmitir. Então transmita qualquer mensagem de modo empático. Sua idéia pode não ser aceita, mas você fez o melhor que pôde.

Nós só podemos dar o melhor de nós. E todos nós podemos nos comunicar com cordialidade. Isso não custa nada e toca o coração das pessoas. Pense nisso, e mude a forma como você se comunica no seu dia-a-dia. Não só no seu trabalho, mas na sua casa. Ao invés de gritar, converse. Use sempre as palavras “obrigado” e “por favor”.

O sexto hábito é a corporação criativa. Grande parte de novas idéias necessitam de criatividade e não de recursos financeiros. Há dois exemplos para exemplificar esta questão.

Primeiro exemplo, muitos já conhecem: grandes diretores de uma indústria de creme dental estavam reunidos para saber como aumentar o consumo de pasta de dente. Muitas idéias, mas nenhuma seria viável. Um faxineiro ouvindo a conversa fala: por que vocês não aumentam o bico de saída, porque assim as pessoas iriam gastar mais sem perceber, e com isso iriam consumir mais pasta de dente. A idéia foi aceita e gerou os resultados esperados.

Outra idéia criativa também foi usada na indústria de cremes dentais. Eles estavam com o problema de sair caixinhas vazias para entregar, e com isso resultar em problemas com os clientes. Iria ser implantado na empresa um sistema automatizado para pesar cada caixinha e então um braço robotizado para tirar a caixinha vazia. Um funcionário da linha de embalagem deu a idéia de colocar um ventilador na frente da esteira, pois a caixinha vazia iria voar para frente, enquanto que as caixas cheias, por serem mais pesadas, não iriam voar. A idéia foi implantada, com custo baixíssimo e gerando o resultado esperado.

Assim, a criatividade supre os altos gastos. Pense. Não ignore as idéias, mesmo as que pareçam bobas. A simplicidade é a alma das boas idéias.

Por último, o sétimo hábito eficaz é a auto-renovação equilibrada. Eu entendo isso como um inventário de nossas vidas, onde apontamos nossos acertos e erros. “Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas todo mundo pode começar agora e fazer um novo final”.

O equilíbrio em qualquer área de nossas vidas é a chave para o sucesso pessoal e profissional. A auto-renovação nos torna cada dia uma pessoa melhor.

Costume diariamente (no final do dia) fazer uma auto-avaliação dos seus acertos e erros. Veja o que você poderia ter feito melhor. Veja o que você fez certo para fixar em sua mente para fazer sempre corretamente.

            Renove-se, invista em você. Invista em cursos, invista no seu equilíbrio mental. Procure ter um hobby, procure diversão. Procure cultura. Procure exercitar-se, alimentar-se bem. Procure cuidar de sua saúde. Procure novos amigos. Procure cultivar seus amigos. Procure renovar-se. Procure... E encontrará!