16º Artigo - Plano de Carreira

05/08/2011 10:56

                 Muitas empresas possuem plano de carreira. O que isso significa? Que possuem cargos, por exemplo, “junior”, “pleno” e “sênior”: A pessoa entra como Engenheiro Junior, depois de um tempo, evidentemente se houver merecimento, passa a Engenheiro Pleno e depois de um tempo Engenheiro Sênior.

                Evidentemente que há uma melhora salarial, mas também há uma maior responsabilidade e novas atribuições são agregadas ao cargo.

                Mas a empresas de menor porte, no geral, não possuem plano de carreira. O que fazer? Faça o seu próprio plano de carreira. Esteja sempre se aperfeiçoando. Não tenha medo de assumir novas responsabilidades.

                Em empresas menores somos “faz tudo”. Evidentemente que não fazemos tudo com a mesma competência daquilo que somos “especialistas”. Mas podemos ser bons “quebra galhos”.

                As pequenas empresas não pagam tão bem como grandes corporações. Mas trazem maiores realizações profissionais. Aprende-se um todo dentro da empresa. A ligação com os donos, os sócios da empresa, fazem com que eles estejam sempre de olho em nós. Claro que tanto nos acertos como nos erros.

                Não há mal em errar. Há mal em não assumir os erros, ou pior, culpar outros. Quando isso ocorre, perdemos a confiança das pessoas, e isso pode ser determinante quando vamos pedir um aumento.

                Mesmo as empresas que não possuem plano de carreira, se você for bom como acha que é, será beneficiado. É uma questão de lógica. Mas faça primeiro por merecer. Mostre que merece. Não espere a recompensa antes. Não espere a valorização pelo que você pode fazer, mas por aquilo que você fez e continua fazendo.

                Não se acomode. Aplique o que aprende em cursos de aperfeiçoamento. Não tenha medo de que roubem suas idéias. Quando assumem a sua idéia é porque ela é realmente boa. Ao invés de se frustrar, tenha orgulho. Isso acontece em todos os lugares, não só onde você trabalha. Não pense em se vingar. A melhor vingança é o sorriso no rosto, desde que não seja um sorriso forçado, ou irônico, mas sim um sorriso sincero de pura satisfação.

                As oportunidades aparecem para quem está preparado. Não existe sorte, existe merecimento.