7º Artigo - Relacionamento no Trabalho

04/08/2011 12:42

                 Muitas pessoas dividem os amigos entre amigos pessoais e profissionais. Amizade não escolhe lugar para nascer. Não há problema em se ter amigos no trabalho. O problema é não termos ética e profissionalismo dentro do trabalho.

                O relacionamento profissional deve ser sempre urbano e cortês. Dar vantagens aos mais amigos não é algo profissional. Dificultar o trabalho de quem se tem menos, afinidade menos ainda.

                Brincadeiras são sempre bem vindas, desde que se saiba o momento e a forma de se fazer. Caçoar de problemas alheios, viver contando piadas, não é ético e nem profissional. Mas manter-se de bom-humor é sempre bem vindo.

                A chave para o bom relacionamento é ser discreto, fazer aos outros o que gostaria que os outros nos fizesse. A regra de ouro vale pra todos os campos de nossa vida, inclusive na vida profissional. Colocar-se no lugar dos outros, é sempre a chave do sucesso em qualquer relacionamento.

                Futebol com as pessoas do trabalho, happy hour, festinhas juninas, ajudam muito a manter os relacionamentos e amansar certas animosidades que por ventura aconteçam.

                Discussões sobre política, futebol e religião, no geral não leva a lugar nenhum e cria inimizades. Pensar apenas em si, sem considerar as dificuldades alheias, e muito menos a empresa como um todo, além de anti-ético é anti-profissional.

                Quantas vezes não nos sobra um tempinho que podemos ajudar nosso colega de trabalho? Quantas vezes não podemos mudar nossa rotina de trabalho pra ajudar um outro Departamento?

                Comunique-se, faça-se entender. Trate os outros bem. Elogie. Não faça críticas severas. Procure os pontos positivos, a boa vontade das pessoas. Esteja sempre de bom humor. Cuidado com piadinhas e comentários sobre outras pessoas. Se você não tem algo de bom pra falar de uma pessoa, não fale nada.