24º Artigo - Os 8 Princípios da Qualidade (ISO 9001:2008)

19/08/2011 09:37

                A Norma ISO 9001:2008 está baseada em oito princípios da Qualidade, que iremos apresentar e explanar um pouco a respeito. Muitas empresas usam a Certificação apenas como Marketing, mas esquecem-se das maravilhas que ela pode proporcionar a empresa, dentre elas, redução de custo, investimentos eficientes e eficazes, etc...

                Vamos discorrer sobre os 8 Princípios:

1 – Foco no cliente – não há negócio sem cliente. Lucro é o que move uma organização, e não há lucro se não houver cliente. Primeiro tem que ter o cliente para depois se ter o lucro. É necessário que se atenda as necessidades e requisitos atuais, e prever as necessidades futuras de seus clientes. Há que surpreender, exceder às expectativas dos clientes, para que haja maior retorno;

2 – Liderança – não há como se ter uma empresa organizada se não houver liderança. Liderança não é autoritarismo, é organização;

3 – Envolvimento das pessoas – o maior bem que qualquer empresa possui são as pessoas. Pessoas desmotivadas produzem menos e produzem errado. Envolver todos os níveis na condução da empresa traz inúmeras riquezas. O envolvimento traz as habilidades individuais como beneficio para toda organização;

4 – Abordagem de processos – qualquer empresa se baseia na transformação de entradas em saídas. Conhecer plenamente o processo (através dos mapeamentos), faz com que os problemas potenciais e reais sejam solucionados. Traz investimentos eficientes, reduz-se custos, amplia-se a capacidade e a capabilidade dos processos. A Norma ISO 9001 traz um modelo de abordagem de processos no item 0.2 (Abordagem de Processo);

5 – Abordagem sistêmica para a gestão – todos os processos estão inter-relacionados. É como no corpo humano, todas as células, de uma forma ou de outra, exercem influência nas demais. Através do mapeamento de processos, conseguimos entender a relação entre eles. Como Compras está ligada a Assistência Técnica; como Vendas está ligada a manutenção, etc;

6 – Melhoria Contínua – Nada está perfeitamente bom. Tudo fica obsoleto. Se a empresa não tiver um bom programa de melhoria contínua, certamente em pouco tempo ficará pra traz no mercado. Os objetivos da empresa, quando bem estudados e analisados, resultam numa melhoria continua eficaz. A melhoria continua pode se dar em pequenos passos ou em ruptura brusca, dependendo da necessidade. A melhoria continua busca satisfazer os clientes (internos e externos) e todas as partes interessadas. Existem inúmeras formas de se conduzir uma melhoria continua eficaz, mas basicamente é através da medição e análise de resultados que agregam valor a empresa;

7 – Abordagem factual para tomada de decisão – isso quer dizer que as decisões eficazes são tomadas através da mensuração e análise de resultados. Para tanto, é preciso estudar os valores que agregam valor a empresa. Tais pontos podem mudar conforme a organização melhora seu sistema de gestão. Não há nada estático numa empresa. O mercado muda, o mundo muda;

8 – Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores – não é necessário só ganhar. Infelizmente ainda há quem queira levar vantagem em tudo. A relação com os fornecedores é tão importante para o cliente, quanto a própria relação com o cliente. Sem os fornecedores não há como se produzir um produto. Parcerias devem ser feitas, de modo a que todas as partes envolvidas ganhem. Você é cliente do seu fornecedor, e fornecedor do seu cliente. O mundo dá voltas. O que você planta com seus fornecedores pode colher com seus clientes.